Você sabe oque é Artrite?

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.
A osteoartrite, como também é chamada, pode ser causada por um traumatismo, excesso de peso, alimentação, desgaste natural da articulação ou devido a uma alteração no sistema imune de indivíduos com pré-disposição genética para isso.
Ela pode ser de diversos tipos, como artrite reumatoide, artrite séptica, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa. Por isso, para o diagnóstico da artrite é necessário fazer exames específicos.

Artrite e artrose são a mesma doença

A nome Artrite é mais genérico porque não define qual a sua causa ou fisiopatologia, por isso o termo artrite agora indica o mesmo que artrose.
Essa mudança na nomenclatura aconteceu porque foi descoberto que em todo caso de artrose existe sempre uma pequena inflamação, que era a principal característica de artrite. No entanto, quando se refere a artrite reumatóide, artrite psoriática ou artrite juvenil, os termos continuam sendo os mesmos. Mas sempre que se refere somente a Artrite, isso é na verdade, Artrose, embora os termos mais corretos para estas duas doenças sejam Osteoartrite e Osteoartrose.

Artrite tem cura?

A artrite ainda não tem cura e por isso é uma doença crônica, mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos sempre que ela se tornar dolorosa e comprometer suas atividades diárias.
Para trazer o alívio da dor e melhora da capacidade de movimentos, recomenda-se uma alimentação cuidada, onde bebe-se bastante água e evita-se o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, além de recorrer a medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, receitados pelo médico reumatologista, e à fisioterapia. A cirurgia para a colocação de uma prótese articular pode, em muitos casos, representar a cura da artrite naquela articulação, como ocorre na artrite séptica, por exemplo, mas não é sempre que ela pode ser realizada.

O que pode causar artrite

O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, super uso, idade, traumatismo direto ou indireto, fator genético e devido a fungos, bactérias ou vírus, que se instalam através da corrente sanguínea na articulação, gerando o processo inflamatório. Se esse processo não for revertido a tempo, pode levar à completa destruição da articulação e consequente perda da função.
Se está em dúvida sobre o que está causando sua artrite converse com o médico ou fisioterapeuta.
Geralmente a osteoartrite surge a partir dos 40 anos de idade, mas pessoas mais jovens também podem ser afetadas. Um tipo de artrite que se manifesta em crianças é a artrite juvenil. No entanto, sua forma mais comum, afeta especialmente idosos com mais de 65 anos de idade.

× Como posso te ajudar?