PEDIATRIA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Cardiologista pediátrico é o médico responsável pelo seguimento clínico de crianças com cardiopatias congênitas (malformações cardíacas desde o nascimento do bebê ). Além do seguimento de doenças cardíacas adquiridas como arritmia, hipertensão arterial, elevação do colesterol e triglicerídeos, miocardiopatias e infecção no coração.

É uma especialidade relativamente recente, surgiu em 1961 nos Estados Unidos. Desde a década de 60 até os dias de hoje ocorreram muitos progressos. É uma área da medicina que está em constante evolução, especialmente com o surgimento do Ecocardiograma, ressonância magnética e cateterismo cardíaco.

Pediatria é uma palavra de origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura). É uma especialidade médica dedicada a assistência biopsicossocial da criança desde o nascimento até o final da adolescência. Responsável também, pela prevenção de acidentes, além do diagnóstico e tratamento de doenças da infância.

Tem como missão a promoção da saúde infantil. Faz o seguimento do ganho de peso, crescimento, alimentação, desenvolvimento neuro psicomotor, vacinação e prevenção de doenças.

A sociedade brasileira de pediatria recomenda consultas de puericultura (seguimento) com a seguinte programação mínima: 1ª consulta precoce – 3 a 7 dias após a alta da maternidade (para solucionar problemas da amamentação e para detectar icterícia neonatal com os retornos indicados); Nova consulta no final do 1º mês e, daí em diante: mensalmente no 1º semestre. Consultas aos 6, 9 e 12 meses. Consultas trimestrais no 2º ano, semestrais no pré-escolar. Anuais no escolar. Se em qualquer ocasião forem detectados problemas ou desvios da normalidade, consultas extras devem ser marcadas mensalmente ou quantas vezes forem necessárias.

Agende sua consulta

× Como posso te ajudar?