Corrida: benefícios e evitar lesões

Há quem acredite que a corrida é o mais democrático dos esportes por causa de sua praticidade: no geral, com um tênis e uma roupa confortável já é possível arriscar os primeiros passos. E, além de ser simples de se iniciar, a corrida ainda oferece uma série de vantagens para seus praticantes, tanto para a saúde física quanto a mental.

Benefícios da corrida

  • Aumenta a capacidade cardiovascular
  • Diminui os níveis de colesterol
  • Emagrece
  • Aumenta a força nos membros inferiores
  • Melhora a capacidade cognitiva
  • Eleva a disposição física
  • Reduz os sintoma de depressão e ansiedade
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora o humor

    Principais lesões na corrida

    “As lesões mais comuns são articulares, tais como joelho, quadril, tornozelo e coluna, sem falar nas musculares, tais como distensões e contraturas (mais simples)”, conta Mario Sergio.

    Ele destaca que as lesões mais simples acontecem muitas vezes por conta do esforço e fazem parte de todo esporte. Já as articulares normalmente acontecem por conta de um desequilíbrio entre a parte cardiovascular e a parte musculoesquelética, ou seja, como o coração se condiciona antes do corpo, esse desequilíbrio faz com que os corredores amadores se machuquem mais.

    Dicas para prevenir lesões da corrida

    • Treinar corretamente (seguir uma orientação compatível com seu nível)
    • Fazer pelo menos 2 treinos de força semanal
    • Correr com o melhor peso possível, para reduzir o risco de lesões
× Como posso te ajudar?